A oficina “Vídeo-Carta e Musicalidades afro ameríndia ” tem acesso gratuito e ocorre nas comunidades do Tapará e Capoeiras.
O Festival Urbanocine realiza nos dias 14 e 15 de agosto, a oficina “Vídeo-Carta e Musicalidades afro ameríndia ” com acesso gratuito. Atividade será realizada em Tapará e Capoeiras, no município de Macaíba.
Criado em 2013, o URBANOCINE atua através de exibições públicas, projeções em espaços não convencionais e oficinas formativas que promovem o debate sobre questões sociais, identitárias e territoriais a partir do cinema. Em uma trajetória marcada pela descentralização e inclusão, o projeto busca democratizar o acesso à produção e à fruição audiovisual, principalmente em comunidades afastadas dos grandes centros urbanos.
A oficina “Video-Carta – Musicalidades” propõe uma imersão criativa com foco na escuta, na memória sonora e na ancestralidade musical das comunidades participantes. Com condução de Herison Pedro, a atividade convida os participantes a produzirem “cartas sonoras” — registros audiovisuais que expressam identidades e vivências locais através da música, do som e da imagem.
Herison atua no audiovisual desde 2011 e é CEO da produtora de áudio Ofó Lab.Sonoro Cinematográfico (BA). Co-fundador do coletivo Cinema Negro Sonoro, é também associado à APAN e à A3pS – Associação de Profissionais de Pós-produção de Som. Com formação técnica em Processos Fonográficos pela escola Pracatum (BA) e trilha sonora para cinema e TV pela AIC (SP), desenvolve trabalhos voltados à paisagem sonora, imersão e experimentação em diferentes linguagens.
A proposta da oficina é promover o intercâmbio de saberes entre territórios a partir do envio dessas “cartas digitais” para outras comunidades, fortalecendo vínculos, identidades e redes de afeto por meio do som.
Convocatória para realizadores
O Festival Urbanocine está com inscrições abertas para sua tradicional Mostra Cinematográfica. Realizadores audiovisuais podem submeter obras até 15 de setembro. As inscrições devem ser feitas por meio do formulário eletrônico disponível em:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdmZL7Rx21ylxZ0v9cegMJ\_1Cw4VdBHX4Rt1PSjmwvemWJulw/viewform
Os realizadores devem disponibilizar link para visualização e download do filme em alta resolução, informando a senha de acesso, se houver. Não serão aceitos links de transferência temporária ou com prazo de expiração. Podem ser inscritos curtas-metragens com duração entre 15 e 20 minutos.
A curadoria será composta por profissionais de reconhecida experiência no campo audiovisual. A Mostra Infantojuvenil está prevista para acontecer em outubro, e o festival principal será realizado em novembro de 2025.
A sétima edição do Festival URBANOCINE é uma realização da Fundação José Augusto, Secretaria de Cultura do Rio Grande do Norte, Governo do Estado do RN, com recursos da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal. A produção é da Ilha Deserta.
Todas as ações do projeto podem ser acompanhadas pelo perfil oficial no Instagram (@urbanocine).
Serviço:
Oficina: Vídeo Carta (musicalidade) – URBANOCINE
14 de Agosto
Horário: das 09h30 às 12h e das 13h40 às 16h30
Local: Comunidade Indígena do Tapará – Macaíba/RN
15 de Agosto
Horário: das 09h30 às 12h e das 13h40 às 16h30
Local: Comunidade Quilombola de Capoeiras – Macaíba/RN
Á noite a exibição de filmes potiguares.