O Governo do Rio Grande do Norte lançou oficialmente a programação das políticas de enfrentamento à violência contra as mulheres durante o Seminário Agosto Lilás 2025, realizado no Complexo Cultural Rampa, em Natal. O evento contou com a presença da governadora Fátima Bezerra e reuniu representantes de instituições estaduais e municipais, além de especialistas e autoridades na área.
Com ações que se estendem ao longo do ano e se intensificam em agosto, o governo busca integrar esforços nas áreas de segurança, educação, saúde e cultura para mitigar a violência de gênero. Entre os destaques, está o Programa Maria da Penha Vai às Escolas (PROMAPE), que promove a conscientização sobre a Lei Maria da Penha nas escolas estaduais. “Não podemos normalizar a violência contra as mulheres. Precisamos difundir a cultura da paz e desconstruir o ódio às mulheres”, afirmou Fátima Bezerra.
A secretária estadual das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH), Júlia Arruda, destacou a redução de 20% nos índices de feminicídio no último ano e reforçou o objetivo de alcançar feminicídio zero. “Estamos articulando um plano de metas para que nenhuma mulher morra pelo simples fato de ser mulher”, disse.
O seminário também marcou o lançamento do Plano de Metas de Enfrentamento Integrado à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, com vigência até 2035. A iniciativa inclui capacitação de organismos municipais através do curso “Fortalece Elas”, do Instituto Geni, além de ações em parceria com as Diretorias Regionais de Ensino e Cultura (DIRECs).
Durante o mês de agosto, diversas atividades ocorrerão em cidades potiguares, como palestras, rodas de conversa, blitz educativas e eventos culturais. O ônibus lilás percorrerá municípios levando atendimentos e conscientização. Entre os momentos marcantes estão a Caminhada Lilás e audiências públicas sobre a temática.
Com uma abordagem intersetorial e metas ambiciosas, o Governo do RN reafirma seu compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária para todas as mulheres potiguares.