Os estudantes da rede pública de ensino nascidos nos meses de maio e junho recebem nesta quarta-feira (30) a quinta parcela do programa Pé-de-Meia, no valor de R$ 200. O benefício, gerido pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Caixa Econômica Federal, é destinado aos alunos matriculados no ensino médio regular ou na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) que mantêm frequência mínima de 80% nas aulas.
Nesta etapa, cerca de 3,3 milhões de estudantes terão acesso ao pagamento, que é depositado diretamente em contas poupança da Caixa abertas automaticamente em nome dos participantes. O valor pode ser movimentado ou sacado imediatamente por meio do aplicativo Caixa Tem, caso o aluno tenha 18 anos ou mais. Para menores de idade, a liberação da conta depende de autorização do responsável legal, que pode ser feita pelo aplicativo ou presencialmente em uma agência da Caixa.
O programa Pé-de-Meia tem como objetivo incentivar a permanência dos jovens na escola, oferecendo um suporte financeiro diretamente ligado à frequência escolar. Além disso, os participantes podem solicitar gratuitamente o cartão Pé-de-Meia para facilitar o uso dos recursos em compras e pagamentos.
Calendário de Pagamentos
Os depósitos seguem um cronograma escalonado conforme o mês de nascimento dos beneficiários:
– Janeiro e fevereiro: 28 de julho
– Março e abril: 29 de julho
– Maio e junho: 30 de julho
– Julho e agosto: 31 de julho
– Setembro e outubro: 1º de agosto
– Novembro e dezembro: 4 de agosto
A Caixa Econômica Federal informa que os valores também podem ser sacados nos terminais de autoatendimento utilizando biometria previamente cadastrada, mesmo sem o cartão físico.
Para acompanhar o status do benefício, os estudantes podem acessar o aplicativo Jornada do Estudante, onde estão disponíveis informações sobre pagamentos, regras do programa e dados escolares.
Com iniciativas como o Pé-de-Meia, o governo busca fortalecer a educação pública e reduzir índices de evasão escolar, oferecendo suporte financeiro para estudantes em situação de vulnerabilidade.