A população da Zona Oeste de Natal ganhou, nesta segunda-feira (28), uma nova Central do Cidadão, localizada no segundo pavimento da Rodoviária de Natal. A unidade, que homenageia o ex-deputado e ex-secretário Leonardo Arruda Câmara, defensor da inclusão social e da cidadania, marca um avanço significativo na prestação de serviços públicos na capital potiguar.
Com investimento de R$ 2,17 milhões provenientes do Projeto Governo Cidadão, a estrutura conta com uma área de 1.040 metros quadrados e capacidade para realizar mais de 80 mil atendimentos mensais. Entre os serviços disponíveis estão emissão de documentos, atendimento do Detran, Itep, Sine, Procon e Vara da Infância e Juventude. Além disso, a unidade dispõe de espaços inclusivos, como sala de amamentação e áreas adaptadas para pessoas com deficiência (PCD).
Durante a inauguração, que também celebrou os 28 anos do Programa Central do Cidadão, a governadora Fátima Bezerra enfatizou o impacto da nova unidade: “Estamos garantindo mais dignidade e acesso facilitado aos serviços públicos para mais de 200 mil pessoas da Zona Oeste e bairros vizinhos. É uma justa homenagem a Leonardo Arruda Câmara, que sempre foi sinônimo de compromisso com a cidadania.”
A Central atenderá moradores de dez bairros da região, incluindo Cidade da Esperança, Felipe Camarão e Guarapes, consolidando-se como um ponto estratégico para a população local. A governadora também destacou que a atual gestão já inaugurou 21 unidades das Centrais do Cidadão e prevê entregar mais três até o segundo semestre de 2025.
O evento contou com a presença de autoridades estaduais e familiares do homenageado Leonardo Arruda Câmara. Júlia Arruda, filha do ex-deputado e atual secretária da SEMJIDH, celebrou o legado do pai: “Meu pai acreditava que o Estado deve estar próximo do povo. Essa unidade representa acolhimento, dignidade e reconhecimento de direitos.”
Além disso, o vice-governador Walter Alves e o ex-governador Garibaldi Alves Filho destacaram o papel das Centrais como instrumento de desburocratização e aproximação entre o Estado e a população. A nova unidade reforça o compromisso do Governo do Estado com a modernização dos serviços públicos no Rio Grande do Norte.