Festival URBANOCINE inicia etapa 2025 em Assú

A iniciativa vai realizar oficinas de vídeo-cartas em comunidades indígenas, quilombolas e periféricas do Rio Grande do Norte._

Promovendo conhecimento e cidadania, o Festival URBANOCINE inicia, na próxima semana, uma série de ações formativas gratuitas em diversos municípios do Rio Grande do Norte. A primeira localidade a ser beneficiada é a Assú, que receberá oficina vídeo-carta com fotografia e poema visual com Sylara Silvério, além de uma Mostra de Filmes Potiguares.

O URBANOCINE é um projeto que utiliza o cinema como ferramenta de transformação social. Por meio de ações educativas e exibições audiovisuais, o festival busca estimular o debate sobre questões sociais, geográficas e identitárias relacionadas aos diversos territórios abrangidos.

“É maravilhoso retomar esse trabalho do Urbanocine. Mais um ano a gente está realizando o festival e dessa vez trazendo a temática de “Narrativas Transatlânticas”, então a gente vai tentar trabalhar com as comunidades aqui do Rio Grande do Norte com uma perspectiva de oficinas de vídeo-cartas, no sentido que a gente trabalhe a fotografia e a musicalidade nesse contexto aliado ao cinema, produzindo junto com algumas comunidades indígenas, quilombolas e periféricas do nosso estado, um documento audiovisual, onde esses grupos relatam como é ser potiguar, como é ser norte-riograndense”, afirma Gustavo Guedes, idealizador do projeto.

As oficinas de vídeo-cartas são ações que trabalham fotografia e musicalidades, aliados ao cinema, como uma ferramenta de comunicação e expressão, trazendo os princípios de uma correspondência, produziremos juntos a comunidades indígenas, quilombolas e periféricas do Rio Grande do Norte, um documento audiovisual, onde esses grupos relatam como é ser potiguar. A atividade será ministrada por Sylara Silvério, potiguar radicada em Pernambuco, formada em Rádio e TV pela UFRN e especialista em Fotografia e Audiovisual pela UNICAP.

Todo o material produzido durante as oficinas será utilizado em programação com temática voltada para identidade como parte das atividades do Festival URBANOCINE em novembro.

O Festival URBANOCINE tem a produção da Ilha Deserta, com Realização da Fundação José Augusto, Secretaria de Cultura do RN, Governo do RN, Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Todas as ações podem ser acompanhadas através do perfil no Instagram @urbanocine e no site do projeto: https://urbanocine.com.br/

Veja o cronograma:

23/7 – Bela Vista/ Piató Assú (RN)
Oficinas de Vídeo-carta {Fotografias / VISUAL POEMA} – [Ministrante: Sylara Silvério]
Entrada gratuita
Horário: 18h