A cidade de Acari, localizada no Seridó potiguar, se prepara para um marco cultural e histórico: a inauguração da Casa de Cultura Tomás de Araújo. Com previsão de entrega para agosto, o espaço será instalado no prédio da antiga Escola Estadual Tomás de Araújo, primeiro colégio público da cidade e símbolo da história local. A obra, que conta com um investimento de R$ 400 mil, foi visitada neste domingo (20) pela governadora Fátima Bezerra, que reafirmou o compromisso com o fortalecimento das políticas públicas de cultura no Rio Grande do Norte.
“Estamos transformando a primeira escola pública desta cidade em um verdadeiro Palácio da Cultura. Assumi o compromisso de entregar esta obra durante as festividades de Nossa Senhora da Guia, padroeira de Acari, ainda em agosto”, destacou a governadora.
O imóvel histórico, localizado ao lado da Matriz de Nossa Senhora da Guia, funcionou como escola até 2017 e passou a ser cedido à Fundação José Augusto (FJA) em março deste ano. A reforma é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da FJA, e o Ministério da Cultura, com apoio do edital “Resgatando a História”, do BNDES.
Segundo Gilson Matias, presidente da FJA, o espaço será uma referência para as Casas de Cultura do estado. “A Casa de Cultura Tomás de Araújo será inteiramente climatizada, com salas individualizadas que permitirão a produção artística em diversas vertentes. Este modelo servirá de inspiração para outros equipamentos culturais que estão em reforma”, explicou.
O prefeito de Acari, Fernando Bezerra, celebrou o projeto como um divisor de águas para o município e toda a região do Seridó. “Estamos escrevendo um novo capítulo para nossa identidade cultural. Este espaço será fundamental para preservar e fomentar a cultura local”, destacou.
A iniciativa integra um projeto maior do Governo do Estado que prevê a reforma de 14 das 27 Casas de Cultura existentes no RN, com investimento total de R$ 11,2 milhões. A expectativa é que o calendário de atividades da Casa de Cultura Tomás de Araújo seja iniciado ainda no segundo semestre deste ano, consolidando Acari como um polo cultural regional.