BNDES e Ministério das Cidades projetam expansão em 73 km de linhas de transporte coletivo de Natal até 2054

A região metropolitana de Natal (RN) poderá expandir sua rede de transporte público coletivo em 73 km até 2054, segundo o Boletim nº 4 do Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU), divulgado pelo BNDES e o Ministério das Cidades. A ampliação incluirá 49 km de Bus Rapid Transit (BRT) e 24 km de corredores exclusivos de ônibus, elevando a extensão total para 76 km.

Com a expansão, estima-se que 305,4 mil pessoas sejam atendidas diariamente por sistemas mais eficientes. Além disso, o indicador PNT (People Near Transit), que mede o percentual da população vivendo a até 1 km de estações de transporte público, alcançará 25,3%.

O ministro das Cidades, Jader Filho, destacou a importância da iniciativa: “Estamos priorizando um transporte mais sustentável e acessível, melhorando a qualidade de vida”. Aloizio Mercadante, presidente do BNDES, reforçou o impacto econômico: “A infraestrutura eficiente dinamiza a economia e amplia oportunidades”.

O estudo faz parte de um esforço nacional que prevê a expansão de 2.500 km em 21 regiões metropolitanas até 2054, abrangendo metrôs, trens, VLTs e BRTs. A próxima etapa do ENMU detalhará os investimentos necessários para viabilizar os projetos.