Foto: WSL / Aleko Stergiou
Entre os dias 21 e 25 de maio de 2025, Natal volta a ser palco de um dos principais eventos do calendário da World Surf League (WSL): o Circuito Banco do Brasil de Surfe. A etapa será realizada na Praia de Miami e é válida pelo Qualifying Series (QS), valendo 4.000 pontos no ranking sul-americano — pontuação quatro vezes maior do que na edição de 2024.
“Voltar a Natal é motivo de grande satisfação para o Banco do Brasil. No ano passado os potiguares nos receberam com entusiasmo e pudemos comprovar a força da cultura do surfe no país. O BB, mais do que patrocinar eventos, quer fomentar talentos, aproximar os fãs com os ídolos e gerar impacto positivo para as comunidades que recebem o Circuito Banco do Brasil de Surfe. Além disso, estar ao lado de atletas consagrados traduz exatamente o que buscamos: relevância, emoção e transformação”, afirma Maurício Toledo, executivo de Promoção e Patrocínio do Banco do Brasil.
Além das competições, a programação do evento inclui aulas de surfe, clínicas de altinha, ações de educação ambiental e sustentabilidade, além da presença do Projeto Novas Ondas, que promove experiências esportivas e educativas para jovens da comunidade.
A edição de 2024 marcou a história do evento e da cidade, com uma programação paralela intensa durante o Festival Tamo Junto BB, que reuniu modalidades como vôlei de praia, skate e corrida de rua, além de atrações musicais na Arena das Dunas. O surfe, realizado na Praia de Miami, foi o destaque e contou com grande participação popular.
“O Rio Grande do Norte nos recebeu de braços abertos no ano passado e é um estado que revela atletas de enorme potencial para o surfe, um dos propósitos do Circuito Banco do Brasil de Surfe. Não à toa, é o lar do primeiro campeão olímpico da modalidade. Além disso, pela segunda vez, a cidade vai realizar uma etapa de QS da WSL, motivo de muito orgulho para todos nós da organização, o que mostra também que as pessoas abraçaram o surfe e gostam da modalidade”, afirma Ivan Martinho, presidente da WSL na América Latina.

A Prefeitura de Natal está atuando em parceria com a organização do evento para garantir uma estrutura adequada ao público e aos competidores. A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL) lidera as articulações intersetoriais junto com órgãos como a STTU, responsável pelo trânsito; a Urbana, que intensificará a limpeza urbana; e a Semsur, encarregada da organização dos ambulantes. Além disso, a Funcarte e a Secretaria de Turismo planejam atividades culturais ao longo dos dias de competição.
Para o diretor geral da WSL South America, Xandi Fontes, a edição de 2024 superou expectativas e deixou um legado positivo.
“A recepção do público em Natal foi impressionante. A Prefeitura nos atendeu de forma exemplar em todas as demandas, o que foi essencial para o sucesso da etapa. Voltamos este ano com entusiasmo redobrado, certos de que teremos mais um grande evento”, afirmou.
A edição anterior foi marcada por grandes nomes do esporte, como Filipe Toledo, Ítalo Ferreira, campeão mundial e medalhista de ouro em Tóquio, e Tainá Hinckel, campeã sul-americana da WSL e atleta olímpica de Paris.
Na ocasião, Ítalo Ferreira, Silvana Lima e Juliana dos Santos e Juliana dos Santos competiram no Circuito.
Personalidades de outras modalidades também prestigiaram o evento, como os skatistas Rayssa Leal e Bob Burnquist e o canoísta Isaquias Queiroz. O rapper L7nnon também marcou presença nas atividades do Festival.
Serviço
Etapa Natal do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2025
- Entrada gratuita
- Data: 21 a 25 de maio
- Local: Praia de Miami – Natal (RN)
- Atividades paralelas: aulas de surfe, clínica de altinha, ações de educação ambiental, Projeto Novas Ondas e atrações culturais