Governo do RN e prefeitos discutem melhorias no transporte da Grande Natal

 

Foto: Jana Sá

Grupo de trabalho propõe ampliação de linhas e frequência como contrapartida à isenção do ICMS do diesel

O Governo do Rio Grande do Norte se reuniu com prefeitos da Região Metropolitana de Natal para discutir melhorias no sistema de transporte público intermunicipal. O encontro integra as ações do grupo de trabalho formado para propor medidas de ampliação da oferta de linhas e da frequência dos veículos entre os municípios da região.

A proposta em discussão prevê que as melhorias sejam implementadas como contrapartida à renovação da isenção do ICMS sobre o diesel utilizado no transporte de passageiros.

Segundo o secretário de Estado da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier, houve avanço no diálogo com as prefeituras. “Ainda temos caminhos a percorrer, mas estamos nos aproximando do desfecho que buscamos: a melhoria do serviço de transporte de passageiros na região metropolitana”, disse.

Participaram da reunião os prefeitos dos municípios de Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim e Extremoz. Todos os municípios da Região Metropolitana foram convidados a integrar o grupo de trabalho, que segue em negociação com foco na melhoria do serviço prestado à população.

A diretora-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Natécia Nunes, reforçou o compromisso do órgão com a análise técnica das demandas apresentadas. “Estamos avaliando, com todo o cuidado e responsabilidade, as solicitações encaminhadas pelas prefeituras, dentro do que é de competência do DER. O objetivo é encontrar soluções viáveis que contribuam para a melhoria do transporte público intermunicipal”, destacou.

A prefeita de Extremoz, Jussara Sales, avaliou como positivo o diálogo com o Estado. “É importante essa discussão entre os municípios, o Governo do Estado e o DER para tentar solucionar os problemas da nossa população. Tivemos alguns pleitos atendidos, outros não, o que faz parte do processo. Acredito que avançamos e que vamos conseguir soluções mais efetivas para quem vive nos nossos municípios. Esse também é o desejo do Governo do Estado”, afirmou.

 

Crédito: Assecom-RN