Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
A aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) registrou uma queda significativa nos últimos meses, atingindo 24% em janeiro, de acordo com a pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (14). Esse é o índice mais baixo já registrado nos três mandatos do petista.
O levantamento ouviu 2.007 pessoas em 113 municípios brasileiros entre os dias 10 e 11 de janeiro, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
O novo número representa uma queda de 11 pontos percentuais em relação ao levantamento anterior, realizado em dezembro de 2023, quando 35% dos entrevistados avaliavam o governo como “ótimo” ou “bom”.
O recorde negativo anterior ocorreu em 2005, quando a aprovação chegou a 28% durante o escândalo do Mensalão. No atual governo, iniciado em janeiro de 2023, a menor taxa de aprovação até então havia sido de 35%, registrada em março, agosto e dezembro do ano passado.
A reprovação também cresceu, passando de 34% para 41% no mesmo período, enquanto a parcela que considera a gestão “regular” subiu de 29% para 32%. Apenas 2% dos entrevistados disseram não saber ou preferiram não opinar.
Segundo a pesquisa, a inflação dos alimentos e a recente e a crise de comunicação do Pix podem ter impactado negativamente a percepção da população sobre o governo de Lula.
No mesmo período de seu governo, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) registrava índices semelhantes de rejeição. Em janeiro de 2021, 40% dos entrevistados avaliavam sua gestão como “ruim” ou “péssima”, enquanto 31% a consideravam “ótima” ou “boa”.