Foto: Prefeitura de Parnamirim / reprodução
A Prefeitura de Parnamirim anunciou que o início do ano letivo, que estava previsto para esta terça-feira (11), foi adiado para o dia 24 de fevereiro. A decisão foi tomada devido a pendências financeiras herdadas da administração anterior, que não efetuou o pagamento de outubro, novembro e dezembro de 2024 para as empresas terceirizadas responsáveis por serviços como portaria e merenda nas escolas municipais.
O anúncio do adiamento foi feito de forma repentina, pelas redes sociais da prefeita, Professora Nilda (Solidariedade), durante a madrugada, deixando pais e alunos surpresos ao chegarem nas escolas na manhã de terça-feira. De acordo com a prefeita, antes da divulgação da medida, foi realizada uma reunião entre a prefeitura, o Conselho Municipal de Educação, sindicatos e servidores da educação.
Ainda segundo a prefeita, a empresa Solares, responsável pelos serviços terceirizados, informou à administração municipal apenas no dia 10 de fevereiro que os trabalhadores não compareceriam às unidades, devido ao atraso no pagamento. Ela criticou a falta de comunicação antecipada por parte da empresa e a postura da gestão anterior por não ter regularizado as pendências.
“Nós não vamos permitir que a Solares fique nos amedrontando. Não é de hoje que essa empresa não tem tido respeito com os serviços da nossa cidade e nós iremos resolver essa situação nestas duas semanas. Já acionamos o jurídico, a procuradoria, porque nós queremos resolver essa questão de forma definitiva”, disse Nilda.
A Prefeitura de Parnamirim, por meio de um comunicado oficial, garantiu que o adiamento do início das aulas não comprometerá a carga horária obrigatória do ano letivo, e a regularização dos serviços deve ocorrer nas próximas semanas, sem prejudicar o calendário escolar. A gestão também reforçou seu compromisso com a transparência e com a responsabilidade na administração da educação pública municipal.