Foto: divulgação/Exército Brasileiro
A partir de 2025, mulheres que completarem 18 anos poderão se alistar voluntariamente nas Forças Armadas pela primeira vez. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (11) pelo Ministério da Defesa.
As candidatas poderão se inscrever entre 1º de janeiro e 30 de junho para uma das quase 1,5 mil vagas disponíveis, distribuídas por 28 cidades, 13 estados e o Distrito Federal.
Atualmente, as Forças Armadas contam com 37 mil mulheres, o que representa 10% do efetivo total. A meta do Ministério da Defesa é alcançar 20% de mulheres no quadro das Forças Armadas.
Alistamento
Para se alistar, a candidata deve ter residência em uma das cidades participantes do programa e ter nascido em 2007 – completando 18 anos em 2025. As interessadas poderão escolher entre as três Forças: Exército, Marinha ou Aeronáutica, de acordo com as vagas disponíveis e os requisitos exigidos.
O processo de seleção incluirá entrevista, exames de saúde e testes físicos, que serão os mesmos exigidos aos homens.
O alistamento poderá ser no site alistamento.eb.mil.br, ou presencialmente em uma Junta de Serviço Militar.
A atuação das novas alistadas terá início em 2026, com duas turmas: uma começa em março e outra em agosto. Após a incorporação em uma das Forças, o serviço será obrigatório por um ano, com possibilidade de prorrogação por até oito anos.
Com informações da Agência Brasil