Lula realiza procedimento na cabeça nesta quinta-feira (12)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passará por uma complementação de cirurgia na cabeça nesta quinta-feira (12), conforme informado pela equipe médica. No entanto, os médicos esclareceram que a intervenção não é considerada uma cirurgia convencional, mas um procedimento endovascular de embolização de artéria meníngea média.

O objetivo do procedimento, que é uma espécie de cateterismo, é bloquear o fluxo sanguíneo em um vaso da cabeça, onde ainda há um hematoma devido à queda sofrida por Lula em outubro. A intervenção visa diminuir os riscos de novos sangramentos na região.

Segundo o boletim médico, Lula passou bem o dia anterior, sem intercorrências, realizou fisioterapia, caminhou e recebeu visitas de familiares. Uma coletiva de imprensa será realizada para atualizar o estado de saúde do presidente após o procedimento.

Comunicado da equipe médica
O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva permanece sob cuidados intensivos no Hospital SírioLibanês, em São Paulo.

Passou o dia bem, sem intercorrências, realizou fisioterapia, caminhou e recebeu visitas de familiares.

Como parte da programação terapêutica, fará complementação de cirurgia com procedimento endovascular (embolização de artéria meníngea média) amanhã, pela manhã.

Outras atualizações serão dadas durante coletiva de imprensa a ser realizada amanhã às 10 horas.

O Presidente segue sob acompanhamento da equipe médica, sob os cuidados do Prof. Dr. Roberto Kalil Filho e da Dra. Ana Helena Germoglio.