Foto: divulgação
Aberto no dia 10 de setembro, o primeiro hospital público veterinário de Natal, que fica localizado na Ribeira, celebra dois meses de funcionamento, marcando um importante passo para o atendimento público de animais.
“Estamos felizes em ver o sucesso do Hospital Veterinário muito desejado e buscado por nós, e que agora contribui para o acesso a um serviço público importante, bem equipado e de qualidade, com atendimentos que incluem cirurgias e exames para os pequenos animais”, relata o prefeito Álvaro Dias.
Equipado com aparelhos de Raio-x e com a realização de exames laboratoriais e de imagem, o hospital realiza cerca de 600 atendimentos mensais. Somente no mês de outubro, o hospital realizou 629 consultas clínicas, além de mais de 1.800 procedimentos ambulatoriais e 178 exames de ultrassonografia.
Com a chegada do aparelho de Raio-x na unidade, a demanda por este tipo de exames chega a mais de 300 por mês. Serviços laboratoriais como hemograma também são requeridos em proporção elevada, resultando em mais de 1.500 exames realizados por mês.
A população tem aproveitado a oportunidade para consultar os animais que necessitam de auxílio médico. “O atendimento daqui é muito bom, foi a primeira vez que vim e o médico atendeu a minha cadela super bem, com atenção e muito conforto na hora dos exames”, conta Francisca Souza, 56, tutora de animal em atendimento médico.
Os principais atendimentos feitos pelos veterinários nos últimos meses foram a clínica geral e cirúrgica, com enfoque nos procedimentos de retirada de nódulos e infecções uterinas. Os animais mais levados para consultas foram os cães SRD (sem raça definida), popularmente conhecidos como “vira lata”, porém, os tutores de felinos também representam alta taxa de procura em busca por atendimento para seus pets.
Casos mais recorrentes
Os diagnósticos mais recorrentes no hospital, desde sua inauguração, foram a Leishmaniose, Doença do Carrapato e lesões ortopédicas. Partindo para os procedimentos cirúrgicos, eles são realizados em baixa e média complexidade que dependem da avaliação do médico veterinário do atendimento. No mês de outubro, 75 cirurgias de baixa e média complexidade foram realizadas no hospital.
“A gente prioriza um atendimento técnico e de boa qualidade. Os veterinários estão sempre sendo avaliados e tentando manter um atendimento de alto nível. Nos mantemos atentos a todos atendimentos, prestando o serviço à população de forma que os animais encontrem uma estrutura adequada para as necessidades deles”, garante a coordenadora do Hospital Veterinário, Jéssica Porto.
Atualmente, a equipe médica conta com quatro profissionais de Medicina veterinária que atuam das 8h às 17h, de segunda a sexta. No período da manhã, são priorizados os atendimentos com mais de 20 fichas distribuídas, já no período vespertino a equipe médica atende os animais que necessitam de retorno.
Utilizando a tecnologia em seu favor e dos pets, o Hospital ainda realiza atendimentos remotos, a partir do canal TeleVet, disponível pelo aplicativo “Natal Digital”. Uma ferramenta que facilita o diálogo com o tutor, sem a necessidade de deslocamento com seu pet até o espaço físico.