Pelo menos 10 cidades do Rio Grande do Norte estão sem abastecimento de água devido ao rompimento de uma parede do Canal do Pataxó na noite desta quinta-feira (5). O fornecimento pela adutora Sertão Central foi interrompido devido ao incidente.
Veja os municípios que ficaram sem fornecimento de água os municípios:
- Angicos
- Fernando Pedroza
- Pedro Avelino
- Lajes
- Pedra Preta
- Caiçara do Rio do Vento
- Jardim de Angicos
- Riachuelo (incluindo a comunidade de Cachoeira do Sapo)
- Santana do Matos (zona rural)
- Santa Maria (zona rural)
Para garantir a continuidade do fluxo das águas, a SEMARH e a Caern anunciaram que irão instalar um sistema de “by-pass”, que consiste na colocação de tubos dentro do canal.
Segundo a SEMARH, ainda não é possível determinar um prazo para a religação da adutora e a normalização do fornecimento de água, “pois são necessárias avaliações técnicas para que a captação de água seja novamente feita pelo Pataxó.”
O órgão ainda recomendaram que a população use água de forma racional e armazene de forma segura enquanto o problema durar.
Canal do Pataxó
O Canal do Pataxó, uma estrutura construída em 1995 para evitar a seca periódica do rio Pataxó, recebe água da barragem Armando Ribeiro Gonçalves, a maior do estado. Com uma extensão de 9 km, o canal está localizado entre os municípios de Itajá e Ipanguaçu.
A água do Canal do Pataxó é utilizada para a irrigação agrícola ao longo do percurso do rio, para o cultivo de peixes e também para o abastecimento da população.