Nicolás Maduro adianta o Natal na Venezuela para 1º de outubro

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, decidiu antecipar o Natal no país para o dia 1º de outubro. O anúncio foi feito na noite desta segunda-feira (2), durante o programa semanal ‘Con Maduro Más’, apresentado pelo presidente.

A justificativa para a mudança foi o fechamento do mês de agosto “com boas perspectivas econômicas”.

“Está chegando em setembro e se diz: ‘Setembro já cheira a Natal’. E por isso, este ano, em homenagem a vocês, em agradecimento a vocês, vou decretar o adiantamento do Natal para 1º de outubro. Começa o Natal em 1º de outubro para todos e todas. Chegou o Natal com paz, felicidade e segurança.”, disse à plateia o líder chavista. 

Esta não é a primeira vez que o presidente venezuelano antecipa as comemorações natalinas no país. Em 2020, ele adiantou o Natal para 15 de outubro, em meio à pandemia. Já em 2013, ano em que Hugo Chávez faleceu, o decreto determinou que a celebração começasse em 1º de novembro. Naquele ano, a validade da primeira vitória de Maduro nas urnas foi contestada.

Desta vez, o adiantamento coincide com um momento de tensão devido às dúvidas sobre a legitimidade da vitória de Maduro nas eleições presidenciais na Venezuela. A oposição e grande parte da comunidade internacional questionam a veracidade dos resultados.