A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou, nesta segunda-feira (1), novas instruções para que pacientes e profissionais de saúde possam obter informações atualizadas sobre medicamentos similares que podem ser utilizados no lugar dos originais sem causar prejuízos ao tratamento.
Desde 2014, a agência publica e atualiza uma lista de medicamentos similares intercambiáveis de medicamentos similares intercambiáveis. No entanto, segundo o órgão, as tarefas de criar e revisar a lista não eram produtivas, pois as informações se tornavam obsoletas rapidamente. Além disso, os funcionários precisavam deixar de lado outras atividades importantes para fazer as atualizações.
Com o novo sistema, as informações serão atualizadas diariamente, garantindo dados mais recentes. O público poderá consultar rapidamente quais versões do medicamento original têm o mesmo princípio ativo, concentração, forma terapêutica, via de administração, posologia e indicação.
Orientações
Para saber quais medicamentos similares são intercambiáveis com um medicamento de referência, siga o passo a passo abaixo.
- Entre na seção de consulta de medicamentos pelo link https://consultas.anvisa.gov.br/#/medicamentos/;;
- No campo “Categoria Regulatória”, selecione a opção “Similar”;
- No campo “Medicamento de referência”, digite o nome comercial do medicamento de referência;
- Clique em “Consultar”.
Você será redirecionado para uma relação de todos os medicamentos similares que sejam intercambiáveis com o medicamento de referência pesquisado.