Porta de avião bimotor se abre em pleno voo entre Recife e Maceió

Ocupantes de um avião bimotor Cessna 402B, que decolou do Aeroporto Internacional Gilberto Freyre, no Recife, com destino a Maceió, registraram o momento em que a porta da aeronave abriu em pleno voo. Apesar do grande susto, ninguém se feriu.

O incidente ocorreu na última terça-feira (11) e as imagens circularam nas redes sociais nesta quinta-feira (13).

Nas imagens, é possível ver que um dos passageiros precisou amarrar um cabo para segurar a parte inferior da porta, enquanto a metade superior continuava totalmente aberta.  Além disso, é visível que algumas peças foram danificadas e outras se soltaram durante o incidente.

A empresa de Táxi Aéreo VEM Aviation, responsável pelo voo, afirmou que aconteceu um problema com a porta do avião, mas que não houve feridos. 

A Aena, operadora do aeroporto de Macei, informou que a aeronave pousou normalmente e em segurança, às 10h54, da terça (11). “A Torre de Controle não relatou nenhuma condição de emergência. A aeronave ficou no hangar da SOTAN, onde permanece”, comunicou a Aena.

O caso foi analisado pelo Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) do Recife, que classificaram a ocorrência “incidente.”

“O incidente será tratado conforme os preceitos do Anexo 19, que aborda sobre os fundamentos de Safety Management System (SMS), traduzido no Brasil como Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI). Esse anexo recomenda que o evento seja tratado pelo operador da aeronave, o qual poderá adotar medidas corretivas pertinentes, possibilitando a evolução contínua da segurança operacional, por meio de uma estratégia de gestão preditiva, proativa e preventiva.”, informou o Seripa.