Após as fortes chuvas na capital potiguar desde a madrugada desta sexta-feira (17), o prefeito Álvaro Dias convocou uma reunião do “Gabinete de Crise”. O chefe do Executivo disse que a situação está “sob controle”, mas também informou que o grupo está de sobreaviso.
“Reunimos o Gabinete de Crise para trocar informações, acelerar as providências e deixar todos atentos. Como há previsão de mais chuvas para o fim de semana, a Defesa Civil vai ficar em alerta e todo gabinete está de sobreaviso. Se houver necessidade, que espero não haver, convocarei novamente”, explicou o prefeito Álvaro Dias.
Nas últimas 12h, os pluviômetros da cidade registraram a precipitação que estava prevista para todo fim de semana: 54ml, em média. Na Zona Norte, choveu 100ml.
Segundo a Defesa Civil, 20 pessoas deixaram suas casas nas proximidades da Lagoa do Santarém, onde recentemente obras foram iniciadas para evitar transbordamentos. A Secretaria Municipal de Trabalho e Ação Social (Semtas) já acolheu a todos distribuindo colchões, kits de higiene e limpeza, além de alimentos. Todos estão acomodados na Escola Estadual José Adelino Dantas, que fica próxima à Lagoa.
Durante a reunião, a Defesa Civil informou que houve transbordamento na Lagoa do Santarém, Lagoa do Sarney e Lagoa do Makro. “Apesar da quantidade de chuva em um curto período e de transbordos e pontos de alagamentos, não foi registrada nenhuma ocorrência grave. Nossas equipes estão nas ruas e vamos manter todos em alerta”, anunciou o prefeito.
A Seinfra está instalando na Lagoa do José Sarney mais uma bomba para auxiliar no escoamento. Nas demais, o órgão providenciou também o isolamento das áreas.
A secretária de Educação, Cristina Diniz informou que a SME já entrou em contato com os gestores de escolas municipais que podem ser utilizadas como abrigo caso haja a necessidade. A gestora da Semtas, Andrea Dias, assegurou que todos os que foram atingidos na chuva da madrugada/manhã em Natal foram acolhidos e que as equipes estão nas ruas percorrendo os bairros. “Estamos registrando tudo, atendendo as demandas e vamos percorrer os locais mais uma vez”, disse.