Foto: SINTE-RN
Dirigentes Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (SINTE-RN), acompanhados de professores e educadores infantis da capital, ocuparam a Secretaria Municipal de Educação (SME) nesta quarta-feira (15). O motivo do protesto foi a falta de reajustes salariais.
A ocupação correu durante toda a manhã e se estendeu ao início da tarde. Os manifestantes cobravam uma audiência com a secretária da pasta, Cristina Diniz, para tratar das demandas da categoria, especialmente do reajuste de 2024, no índice de 3,62%. No entanto, a reunião não aconteceu, pois até as primeiras horas da tarde, a secretária não havia comparecido à Secretaria e não havia retornado à reivindicação da categoria por diálogo.
Na última segunda-feira (13), os educadores do ensino infantil iniciaram uma paralisação de 72 horas que terminaria hoje. Essa primeira manifestação ocorreu como forma de protesto pelo descaso da gestão Álvaro Dias com a Educação Pública. Desde o dia 13 de maio, professores e educadores infantis denunciam, em atos públicos e debates, a postura do prefeito e da secretária, que negam o diálogo com os profissionais e acumulam uma dívida de mais de 60% com a categoria.
A professora Fátima Cardoso e o professor Bruno Vital, coordenadores gerais do Sindicato, que estavam presentes na ocupação desta quarta-feira, o tratamento recebido pela gestão municipal, caracterizado por repetidas negativas de direitos, a recusa em abrir a mesa de negociação e a ausência de qualquer reajuste salarial.