As agências dos Correios no nordeste irão arrecadar donativos para as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul, a partir desta quarta-feira (8). As unidades estão disponíveis para o receber itens como: água (prioritário), alimentos da cesta básica, material de higiene pessoal, material de limpeza seco, roupas de cama e de banho e ração para pet.
Os Correios também são responsáveis pelo transporte dos materiais, assim como pela entrega aos moradores, tudo de forma gratuita.
Além do Nordeste, todas as unidades do Sudeste, Sul (no RS, apenas algumas cidades) e do Distrito Federal também fazem parte das ações de arrecadação.
Horário para doações: das 8h às 17h
Entrega da primeira remessa de donativos
Na segunda-feira (6), primeiro dia de doações, mais de 200 toneladas de itens foram arrecadadas pelos Correios. A primeira remessa de doações, com cerca de 30 toneladas, foi acompanhada pelo presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, com a parceria da Força Aérea Brasileira (FAB).
O avião da FAB chegou na terça-feira (7) ao Rio Grande do Sul, partindo da Base Aérea de Guarulhos (SP) até a Base Aérea de Canoas (RS), de onde caminhões dos Correios levaram os donativos à sede da Defesa Civil, em Porto Alegre.
Além da remessa aérea, nessa terça seguiram para o estado gaúcho mais dez carretas dos Correios, partindo de Curitiba, Florianópolis, da Grande São Paulo e do interior paulista, levando 120 toneladas de itens.
Voluntários
Além da arrecadação, os Correios também estão selecionando voluntários para trabalhar na triagem dos donativos. O apoio será necessário nas cidades de Brasília (SOF Sul) e nos municípios de Cajamar e Guarulhos, na Grande São Paulo.
Os interessados podem se inscrever pelos e-mails [email protected] (Brasília) e [email protected] (Grande São Paulo). O e-mail deve conter nome completo e telefone de contato.