Aneel aprova aumento nas tarifas de energia elétrica do RN 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) definiu as novas tarifas de energia elétrica para o Estado do Rio Grande do Norte na manhã desta terça-feira (16). Com o reajuste, as contas de energia elétrica de cerca de 1,58 milhão de residências terão um aumento médio de 8,14%. A mudança entra em vigor no dia 22 de abril. 

De acordo com a ANEEL, os principais fatores que influenciaram na decisão foram as despesas com encargos setoriais, custos de transmissão de energia e ajustes financeiros. Além disso, para definir a tarifa foram considerados: a; tributos 26,1%; despesas com a compra da energia, custos de operação, manutenção, expansão do sistema, administração do serviço e remuneração dos investimentos.​

Para a agência, as mudanças nas tarifas refletem o cenário atual dos custos de energia e têm impacto direto nos bolsos dos consumidores residenciais desses estados.

 

Ainda segundo a ANEEL, os consumidores sentirão o efeito integral do reajuste somente em maio, quando todo o período de leitura contemplar as datas pós-reajuste.