Elon Musk chama ministro do STF de “ditador brutal”

Elon Musk, dono do “X” (antigo Twitter), voltou a atacar o ministro Alexandre de Moraes na noite de segunda-feira (8). Em uma publicação, perguntou como Moraes se tornou “o ditador do Brasil” e disse que o ministro tem o presidente Lula “na coleira”.

No sábado (6), Musk já havia usado sua conta na rede social para criticar decisões do STF sobre bloqueio de perfis no X. O empresário respondeu um post do ministro com a seguinte provocação: “Por que você está exigindo tanta censura no Brasil?”.

Depois disso, Musk ainda afirmou que não cumpriria determinações de Moraes e reativaria os perfis de usuários bloqueados pela Justiça, mesmo que, segundo o empresário, isso custe o fechamento da empresa no Brasil e prejudique o lucro.

Na noite de domingo, Alexandre de Moraes determinou que a conduta do milionário seja investigada. O ministro afirmou ter identificado sinais de obstrução da justiça nas atitudes de Musk e concluiu que o bilionário utilizou as redes sociais para disseminar desinformação e desestabilizar as instituições do Estado Democrático de Direito.

Segundo o ministro, as plataformas devem seguir a Constituição, sob pena de responderem pelos seus atos. Nesse caso, a pena para cada perfil bloqueado que for reativado é de R$ 100 mil. Para Moraes, o X e Musk afrontam a soberania do Brasil.