Cresce os casos de dengue e a procura por unidades básicas de saúde na capital potiguar

A capital do estado do Rio Grande do Norte, Natal, registrou 2.498 casos prováveis de dengue, um aumento de 239,4% em comparação com o primeiro trimestre do ano passodo, segundo o Ministério da Saúde. Neste momento é comum uma maior procura da população com sintomas gripais às unidades de saúde, de março a junho houve uma alta estimada em 40%, comparando com os meses fora deste intervalo.

Destre as alegações feitas, a mior parte alega nas unidades de saúde sintomas como dores de cabeça e no corpo, febre e diarreia.
“A gente estima que seja por volta de 40% o aumento da procura. O pessoal procura bastante aqui, embora a busca seja muito maior na UPA Potengi porque às vezes a pessoa acha que não tratamos aqui, mas fazemos todo o acolhimento sim. Muitas pessoas estão nos procurando com dores, diarreia, febre” afirmou a diretora da Unidade Básica de Saúde (UBS) Pedra do Sino, Juliane Silva.

A gestora ainda fez um apelo a população e orienta sobre os cuidados necessarios nesse momento. “Isso demonstra que temos de nos cuidar, seja gripe, dengue ou covid. Para todas temos vacina. No caso da dengue, nós até fazemos um apelo para que as pessoas venham vacinar seus filhos, que, por enquanto, é a faixa etária para a qual a vacina foi aprovada. Esse é um período crítico mesmo e estamos trabalhando para que todo mundo seja atendido adequadamente”, afirmou.

Em todo o Estado, os números da dengue também são alarmantes. O aumento registrado neste ano, no comparativo com o primeiro trimestre de 2023, foi de 257,9%: subiu de 2.208 para 7.903 casos prováveis da doença. A crise sanitária é nacional. Na última segunda-feira (18), o Brasil bateu recorde histórico de casos de dengue ao ultrapassar 1,8 milhão de casos da doença neste ano. Os dados são do Painel de Monitoramento das Arboviroses, do MS.

TRIBUNA DO NORTE