Procurando águas mais quentes, caravelas se aproximam do litoral

Com a chegada do verão, as praias do Litoral potiguar se tornam um refúgio para turistas e moradores nos dias ensolarados. Mas é importante lembrar que a presença das caravelas e águas-vivas nas praias do RN nesta época do ano podem representar perigo e estragar o passeio de alguns. Por isso, você sabe o que fazer quando observar ou tiver contato com essas espécies?

O aspirante Nunes, do Corpo de Bombeiros explicou que o aumento de casos envolvendo caravelas e águas-vivas é comum nessa época do ano, principalmente, pela preferência dessas espécies por águas quentes. Assim, com o aumento da temperatura do mar, a população desses organismos marinhos também cresce.

As caravelas são reconhecidas por sua coloração roxa, tom azulado e um característico bolsão de ar. A toxina liberada por essas espécies pode causar ardor, queimaduras e coceira na pele, por isso é fundamental não mexer no animal ou tentar tocá-lo.

“Outra recomendação é utilizar camisas UV de manga longa, porque elas acabam colocando uma proteção a mais, evitando com que essas espécies não entrem em contato diretamente com a pele”, sugeriu o aspirante Nunes.

Em caso de exposição e contato com caravelas e águas-vivas, a recomendação é lavar a área afetada com vinagre ou água salgada, sem esfregar.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, outros métodos, como aplicar gelo ou álcool na área afetada podem intensificar a reação da toxina.

Em situações de emergências, a população pode procurar ajuda nos postos de guarda-vidas.

por t5