Motoristas por aplicativo realizam protesto e deixa trânsito lento na Salgado Filho

Na tarde desta quarta-feira (10), motoristas de aplicativos realizaram um protesto que causou lentidão no trânsito da Avenida Senador Salgado Filho, próximo ao Midway Mall, em Natal. Givan Balada, presidente da Associação Voz dos Trabalhadores por Aplicativos Potiguar (Avap-RN), afirmou que a manifestação tem como motivação o aumento do preço do Gás Natural Veicular (GNV).

O presidente da Avap-RN destacou que a ação visa também pressionar as autoridades, de maneira pacífica, a fiscalizar o preço considerado “abusivo” do combustível. Segundo Balada, os membros da associação têm se deparado com um preço médio de R$ 5,19.

Em comunicado enviado à Tribuna do Norte, a Companhia Potiguar de Gás, Potigás, esclareceu que, a partir de 1º de janeiro deste ano, passou a pagar 34% a mais pelo gás natural adquirido junto aos produtores para a distribuição no Rio Grande do Norte.

A Potigás ressaltou que não obtém remuneração pela venda do gás e que o valor de compra da molécula é repassado aos consumidores sem acréscimos. Além disso, a tarifa praticada pela Potigás é regulada pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Rio Grande do Norte (Arsep/RN).

Conforme a nota, o aumento de 34% enfrentado pela Potigás resultou em um aumento de 13,45% para os postos de GNV. A empresa não possui controle sobre o preço final praticado pelos postos, que apresentam variação significativa entre si.

Tribuna do Norte