Com aumento nos descontos, novo salário passa a valer em fevereiro

O novo salário mínimo de 2024, estabelecido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), entrará em vigor a partir de 1º de janeiro. O reajuste, que passou de R$ 1.320 para R$ 1.412, decorre da combinação da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e o crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB).

Apesar do aumento do salário mínimo, alguns descontos já aprovados afetarão o salário bruto dos trabalhadores. A contribuição previdenciária do INSS terá um desconto de 7,5% mensalmente, enquanto o pagamento para pensão alimentícia poderá ter um desconto de até 30%.

O novo valor do salário mínimo também resultará em mudanças no seguro-desemprego a partir de 2024. Com a alteração, o benefício concedido aos trabalhadores desempregados com carteira assinada será ajustado de acordo com o novo valor do salário mínimo. Isso impactará também outros programas que usam o salário mínimo nacional como base para os pagamentos.

Benefícios como o Auxílio acidente, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), contribuições para o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), Programa de Integração Social (PIS), Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), benefício por Incapacidade Temporária (antigo auxílio-doença), parcelas do seguro-desemprego e contribuições para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também serão impactados pelo novo valor do salário mínimo.

Com as mudanças previstas para o próximo ano, é importante que os beneficiários estejam atentos às alterações que serão implementadas, garantindo assim o acesso aos novos valores dos benefícios proporcionados pelo governo federal.