FAB ENVIA PRIMEIRO AVIÃO PARA OPERAÇÃO DE RESGATE DE BRASILEIROS NA ZONA DE CONFLITO ENTRE ISRAEL E HAMAS

Na manhã desta segunda-feira (9), pousou em Roma, na Itália, o primeiro avião enviado pela Força Aérea Brasileira (FAB) para resgate de brasileiros na zona de conflito entre Israel e o grupo extremista Hamas. A aeronave, um modelo KC-30, com capacidade para até 230 passageiros, chegou à capital italiana às 7h48 no horário local (2h48, no horário de Brasília).

Até o momento da redação desta matéria, o governo brasileiro ainda não havia divulgado a lista de passageiros e o horário previsto de chegada do avião ao aeroporto Ben-Gurion, nos arredores de Tel Aviv. No entanto, essa operação de resgate representa um esforço significativo das autoridades brasileiras para trazer de volta seus cidadãos que se encontram em meio a um conflito complexo e perigoso.

A decisão de deslocar o avião para a Europa teve como objetivo facilitar a logística de remoção dos brasileiros na área conflagrada. Até o domingo (8), o Ministério das Relações Exteriores continuava trabalhando na elaboração do plano logístico para chegar a Israel e buscar os passageiros, enfrentando os desafios de operar em uma região assolada pelo conflito.

Além disso, o Itamaraty também está considerando a possibilidade de enviar missões de repatriação para o “outro lado” das hostilidades, ou seja, para os territórios palestinos na Faixa de Gaza e na Cisjordânia. Embora o contingente de brasileiros nessas localidades seja menor, o acesso por via aérea é ainda mais complicado devido à complexidade do conflito.

Essa operação de resgate representa o  esforço conjunto da Força Aérea Brasileira, do Ministério das Relações Exteriores e de outras agências governamentais, é fundamental para a realização bem-sucedida dessa missão humanitária. A expectativa é que, nos próximos dias, mais informações sejam divulgadas sobre o andamento da operação e a chegada dos brasileiros de volta ao país.