MORAIS VOTA A FAVOR DA CONDENAÇÃO DO PRIMEIRO RÉU DOS ATOS DE 8 DE JANEIRO

O ministro Alexandre de Moraes, relator das ações que investigam os atos golpistas de 8 de janeiro no Supremo Tribunal Federal (STF), votou a favor de condenar o primeiro réu, Aécio Lúcio Costa Pereira.

Caso condenado ele pode responder por abolição do Estado Democrático de Direito, dano qualificado, golpe de Estado, deterioração do patrimônio tombado e associação criminosa. Somados pode gerar 17 anos de prisão, sendo 15 anos e 6 meses de reclusão e 1 ano e 6 meses de detenção (regime aberto).

“Às vezes, o terraplanismo e o negacionismo obscuro de algumas pessoas faz parecer que no dia 8 de janeiro tivemos um domingo no parque. Então as pessoas vieram, as pessoas pegaram um ticket, pegaram uma fila […] ‘Agora vamos invadir o Supremo, vamos quebrar uma coisinha aqui. Agora vamos invadir o Senado. Agora vamos invadir o Palácio do Planalto”. Como se fosse possível. ‘Agora vamos orar da cadeira do presidente do Senado’. Presidente, é tão ridículo ouvir isso que a Ordem dos Advogados do Brasil não deveria permitir”, disse o ministro.

Ainda em seu julgamento Morais ainda falou que não existe liberdade para atentados contra a democracia, veja;

“Não existe aqui liberdade de manifestação para atentar contra a democracia para pedir ato institucional número 5, para pedir a volta da tortura, para pedir a morte dos inimigos políticos, os comunistas, para pedir intervenção militar. Isso é crime”, pontuou o ministro.