NOVA PEC PROÍBE QUE MILITARES DA ATIVA CONCORRAM EM ELEIÇÕES

Senadores concordaram com o Governo Federal para apresentar uma PEC que exige que militares entrem na reserva antes de disputar cargos políticos.

“Estamos de acordo, enquanto governo vamos apoiar essa iniciativa de senadores, que devem apresentar essa PEC no Senado o mais rápido possível”, destacou o ministro Alexandre Padilha, Secretaria de Relações Institucionais, após uma reunião no Ministério da Defesa. “A proposta de emenda constitucional apresentada pelos senadores se restringe à questão de candidaturas eleitorais. O militar que, estando na carreira militar, queira entrar para o processo político-eleitoral, terá que entrar para a reserva”, acrescentou.

As discussões anteriores sobre restrições eram mais amplas, mas foram ajustadas para evitar discriminação. O texto será apresentado em aproximadamente duas semanas com o apoio de 27 senadores. O ministro da Defesa e os comandos militares concordam com a medida. Militares ativos podem ocupar cargos de ministro de Estado por convite, sem penalização. A proposta busca manter a separação entre militares e política.