De pé no chão se aprende a fazer um futuro melhor

Já se vão 59 anos do desmonte dos acampamentos criado pelo prefeito Djalma Maranhão, mas a cemente de uma educação transformadora ficou, e a Professora Marize Vasconcelos é a personificação disso.

No mesmo local dos acampamentos, hoje a escola estadual Café Filho teve um ensinamento para além da lousa e dos cadernos.

A professora desenvolveu um projeto lúdico sobre ecologia e preservação do meio ambiente, utilizando espaços abandonados da escola para criação de hortas comunitárias.

Plantando desde Cajueiros, Siriguelas, Ubaias, Acerolas, Limoeiros, mas também deixando espaços para plantação de hortaliças, que serão depois de prontas distribuídas entre os alunos.

Mas não para por ai, todo o projeto, desenvolvido pela Professora utilizou recursos próprios da docente e o apio da Diretora Maria Teixeira, além de doação de 3 Ipes Ipês pelo IBAMA.

Esse tipo de atitude é mais que louvável, importantíssimo para esses alunos que amanhã poderão entender que os recursos da humanidade são finitos, e que pequenas ações como esta faão total diferença na humanidade.

Ganha as Rocas, ganha a cidade do Natal e as futuras gerações.

E como já dizia em treixo de seu poema o poeta Emmanoel Bezerra.

 

“Eu vos contemplo

Do fogo da batalha.

Meus soldados

Não se rendem.

O outro dia

Chegará.

Eu vos contemplo

Gerações futuras,

Herdeiros da paz e do trabalho.

As grades esmaecem

Ante o meu contemplar”

 

TEXTO:  Rômulo Sckaff

FOTOS: Reprodução