RN registra três homicídios por dia nos quatro primeiros meses do ano

Imagem/Internet

O Rio Grande do Norte registrou uma média de três homicídios por dia nos primeiros quatro meses de 2023. Segundo dados fornecidos pela Coordenadoria de Informações Estatística e Análises Criminais (COINE) da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), foram 360 Condutas Violentas Letais Intencionais (CVLIs) de janeiro a abril.

Apesar do alto índice, houve uma redução de 8,9% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 395 assassinatos. A capital, Natal, teve uma média de um homicídio a cada dois dias, com 66 CVLIs em 2023 e 92 no ano anterior. Já a segunda maior cidade do estado, Mossoró, apresentou uma diminuição significativa nas mortes violentas, com queda de 39,2% em relação ao ano anterior.

Em Parnamirim, na Grande Natal, a redução foi ainda mais expressiva, com uma queda de 57,9% no número de homicídios entre os primeiros quadrimestres de 2022 e 2023. O estado vem realizando ações de segurança pública para combater a violência, como a implantação do programa Pacto Pela Vida, que tem como objetivo reduzir o número de homicídios e crimes violentos no estado.