Preço de conta de luz irá aumentar 4,26% no RN

Imagem/Internet

A revisão tarifária periódica é um processo que ocorre a cada cinco anos e é estabelecido pela Aneel. O objetivo é adequar o valor da tarifa de energia elétrica aos custos da prestação do serviço, levando em consideração depreciação, investimentos e aquisição de energia. Além disso, é importante avaliar o nível de retorno financeiro das distribuidoras de energia elétrica.

Para os consumidores do Rio Grande do Norte, o reajuste pode parecer pequeno, mas é significativo para aqueles que enfrentam dificuldades financeiras em meio à pandemia do coronavírus. A cobrança a mais na conta de energia pode afetar as finanças familiares e o orçamento empresarial.

De qualquer forma, é importante que os consumidores entendam que o reajuste não é uma escolha da empresa de distribuição de energia elétrica, mas uma medida regulatória. Eles podem, no entanto, economizar energia adotando medidas de eficiência energética e reduzindo o desperdício de eletricidade em suas residências ou empresas.

Em resumo, o reajuste tarifário periódico para os clientes da Neoenergia Cosern no Rio Grande do Norte será de 4,26%, a partir do próximo sábado (22). Embora seja um aumento pequeno, pode afetar a economia de muitos consumidores em tempos de crise e pandemia.

Já a alta tensão engloba as classes de consumo relacionadas a grandes indústrias, comércios de médio e grande porte, dentre outras atividades que demandam muito consumo de energia elétrica.