Nesta quinta-feira, dia 13, seria exibido em todo o Brasil o filme “O pastor e o Guerrilheiro”, inspirado na história do guerrilheiro comunista potiguar Glênio Sá. Em Natal, diversas pessoas mobilizadas para ver o filme compareceram ao Moviecom do Praia Shopping conforme o horário anunciado, mas foram informadas de que o filme não seria mais exibido na data de hoje por questões técnicas.
De acordo com o cinema, o problema se deu porque não havia recebido o arquivo físico e não havia conseguido baixar o arquivo recebido por e-mail. Porém, a distribuição do filme tem protocolo de recebimento do arquivo físico, o que levanta suspeitas sobre a decisão de não exibir o filme.
É importante mencionar que o técnico responsável pela exibição está de licença médica e a funcionária colocada para fazer a projeção sequer sabe exatamente qual o problema nos arquivos. A notícia foi dada apenas no local e horário de exibição, quando diversas pessoas já tinham comprado seus ingressos e esperavam ver o filme.
Diante desses fatos, algumas vozes sugerem que a escolha de não exibir esse filme pode ser uma decisão política. Segundo esses argumentos, a recusa em exibir o filme estaria relacionada à história do personagem principal, um guerrilheiro comunista. Alguns questionam os donos das grandes empresas de cinema e exigem uma explicação para o ocorrido.