No RN cresce o número de desemprego; Afetando principalmente a faixa etária de 18 à 24 anos

Imagem/Internet

Buscar por uma oportunidade no mercado de trabalho já é um desafio por si só, mas para jovens entre 18 e 24 anos que buscam uma vaga no Rio Grande do Norte, a situação é ainda mais difícil. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua) mais recente, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa média de desemprego para essa faixa etária foi de 26,6% em 2022, enquanto a taxa geral para o conjunto de trabalhadores ficou em 10,8%.

Esses números indicam que os jovens têm mais dificuldades para ingressar no mercado de trabalho e conquistar sua independência financeira. Em 2022, o estado do Rio Grande do Norte ficou acima da média nacional e também superior à média geral de desempregados no estado, o que revela a gravidade da situação.

Essa situação de desemprego entre jovens pode ter impactos significativos na economia e na sociedade como um todo, afetando não só o bem-estar desses indivíduos, mas também a produtividade e a capacidade de inovação do estado. É preciso que sejam criadas políticas públicas e iniciativas que estimulem a inserção desses jovens no mercado de trabalho, garantindo-lhes oportunidades e condições justas para se desenvolverem profissionalmente.