Ação da Polícia Federal investiga suposto desvio na compra de medicamentos públicos

Imagem/Divulgação

Nesta quarta-feira (5), a Polícia Federal deflagrou a Operação Lambujem, com o objetivo de investigar a possível fraude em licitações de compra de medicamentos e produtos hospitalares por quatro municípios do Rio Grande do Norte. As prefeituras alvos da operação são Natal, Parnamirim, Ceará-Mirim e Macaíba.

Ao todo, 60 policiais federais e sete servidores da Controladoria-Geral da União (CGU) estão cumprindo 13 mandados judiciais de busca e apreensão em sete municípios, incluindo a cidade de Recife, em Pernambuco. Os mandados foram expedidos pela 15ª Vara Federal/RN.

A operação tem como foco investigar os crimes de peculato e frustração do caráter competitivo de licitação, que teriam sido cometidos na aquisição de produtos hospitalares, como medicamentos e insumos, pelas prefeituras alvos da investigação.

O nome da operação, Lambujem, faz referência a um tipo de peixe comum na região Nordeste, que tem como característica a habilidade de agir de forma oportunista para conseguir alimento.

A investigação é resultado de uma parceria entre a Polícia Federal e a CGU, que têm trabalhado de forma integrada para combater fraudes em licitações e desvios de recursos públicos em todo o país. A operação Lambujem é mais uma ação importante para garantir a lisura dos processos licitatórios e o correto uso dos recursos destinados à saúde pública nos municípios do Rio Grande do Norte.