Ex-presidente do Brasil; Irá depor em Brasília sobre joias que recebeu da Arábia Saudita

Imagem/Divulgação

Jair Bolsonaro, ex-presidente do Brasil, do partido do  (PL) prestará depoimento à Polícia Federal nesta quarta-feira (5) sobre o caso das joias da Arábia Saudita, de acordo com fontes da PF e interlocutores próximos de Bolsonaro. O depoimento será presencial e ocorrerá em Brasília às 14h30.

Além de Bolsonaro, também depõem no mesmo dia e horário o militar Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência da República, Marcelo Câmara, assessor de Bolsonaro, e o ex-chefe da Receita Federal Julio Cesar Vieira Gomes.

O caso das joias da Arábia Saudita surgiu em novembro de 2022, quando presentes enviados pelo governo saudita, por meio do ex-ministro Bento Albuquerque, foram entregues para compor o acervo pessoal de Bolsonaro. O Ministério Público Federal (MPF) abriu uma investigação para apurar se houve irregularidade na recepção das joias.

Segundo a denúncia, as joias entregues por Bento Albuquerque não foram declaradas à Receita Federal e, por isso, podem caracterizar crime de corrupção passiva, improbidade administrativa e lavagem de dinheiro. O ex-ministro da Defesa já prestou depoimento à PF no caso.

O depoimento de Bolsonaro é aguardado com grande expectativa, pois pode ajudar a esclarecer as circunstâncias em que as joias foram recebidas e se houve ou não irregularidades na operação. A PF ainda não se pronunciou sobre o assunto.