Cinco linhas de ônibus que tinham parado de funcionar; Continuam sem rodar pela decisão das empresas de transportes

Imagem/Divulgação

A falta de consenso entre a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) e o Sindicato das Empresas de Transporte Público de Passageiros (Seturn) a respeito do cumprimento integral do itinerário de cinco linhas de ônibus que deixaram de passar pelo bairro das Rocas, na zona Leste de Natal, tem causado transtornos aos moradores da região. Desde os ataques criminosos do dia 14 de março, a mudança nas rotas tem prejudicado a acessibilidade dos cidadãos que dependem do transporte público.

Após uma reunião realizada na manhã desta terça-feira (9), as autoridades municipais e o Seturn não conseguiram chegar a um acordo em relação ao cumprimento das rotas originais. Em virtude disso, as empresas que não cumprirem o trajeto serão multadas. A medida é uma tentativa de forçá-las a reestabelecer a rota normal dessas cinco linhas (46, 51, 52, 54 e 56), que estão deixando de atender a população do bairro das Rocas.

A situação tem gerado muitas reclamações por parte dos moradores locais, que se veem obrigados a caminhar maiores distâncias para chegarem aos pontos de ônibus, ou mesmo a outras localidades, além de terem seus compromissos diários prejudicados pela falta de transporte público. O Seturn alega que as mudanças nas rotas foram realizadas em razão da violência na região.

Espera-se que a multa seja um incentivo para que as empresas de transporte público cumpram as rotas estabelecidas e ofereçam à população das Rocas um serviço de qualidade e acessível. A resolução do impasse só será possível mediante a ação conjunta e responsável de todos os envolvidos, com foco no bem-estar e na segurança dos cidadãos.