Eclipse solar poderá ser visto em Natal em outubro de 2023; confira

Um dos fenômenos mais admirados da Astronomia, o eclipse solar poderá ser observado nitidamente em Natal e outras duas capitais do Nordeste em outubro deste ano. Além da “cidade do sol”, em alguns municípios de Pernambuco e da Paraíba também será possível apreciar o desaparecimento temporário do astro.

 

Um eclipse solar anular acontece quando o diâmetro aparente da Lua é menor que o do Sol. Entre as capitais, Natal proporcionará a melhor visibilidade para o evento, com 95,3% do disco solar coberto. Em João Pessoa e Recife, a cobertura do disco solar chegará a 94,9% e 92,2%, respectivamente.
As porcentagens são altas, mas a população não precisa se assustar com um possível “breu imediato”. Segundo o integrante da coordenação do Observatório Astronômico da Sé, Cleiton Batista, “o eclipse solar cria a percepção de o dia virar noite apenas quando temos 100% do disco solar eclipsado pela sombra da Lua”.
Cleiton também explicou que haverá “uma percepção quanto a uma diminuição do brilho do Sol causado no céu, e uma diminuição na incidência solar sobre a superfície da Terra”. “[É] diferente de quando um eclipse solar ocorre durante a manhã ou início da tarde, que temos, de fato, essa percepção do ‘dia virar noite’ por alguns minutos”, concluiu.
 
Com informações da Folha de Pernambuco