O Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio Grande Do Norte (SETRANS), que representa empresas de ônibus intermunicipais, anunciou que protocolou um pedido de reajuste tarifário de 52,06% para o Departamento de Estradas e Rodagens (DER), órgão responsável pela gestão do transporte metropolitano e rodoviário no Estado.
Segundo o presidente do sindicato, Eudo Laranjeiras, o pedido de aumento do reajuste vem do fato do valor da passagem está defasado desde 2018. Além da queda do número de passageiros no período pós-pandemia e o alto preço. Outro fato que contribui para o reajuste é o preço do óleo diesel e de outros insumos que afetaram o setor.
“Estamos necessitando muito desse reajuste. Hoje faz quatro anos que teve a última mudança. De lá, teve pandemia, e o setor não conseguiu recuperar o número de passageiros. Além do aumento do valor do óleo diesel”, falou.
Em julho deste ano o Poder Executivo Estadual reduziu o ICMS sobre o óleo diesel. Apesar da diminuição, o fato não resolveu a questão, como detalha Eudo.
“A desoneração dada pelo governo para o diesel foi importantíssima, e contribui para que a defasagem não seja ainda maior. É necessário que a desoneração seja mantida, bem como possamos ter outras alternativas, como subsídios”, explica.
O pedido já foi entregue ao DER, que vai analisar a proposta do sindicato.
Tribuna do Norte