Globo vence disputa contra Bolsonaro por concessão e quebra protocolo no JN

Depois de vencer uma “queda de braço” contra o presidente Jair Bolsonaro (PL), a Globo quebrou o protocolo ao noticiar a renovação de sua concessão nesta terça (20) no Jornal Nacional. Ana Paula Araújo também mencionou a renovação da autorização para funcionamento da Bandeirantes, em Minas Gerais, e da Record, em São Paulo. O decreto presidencial ainda será apreciado pelo Congresso.

A líder de audiência tem a política de ignorar a concorrência, mas abre exceções em situações de interesse público, editorial ou jornalístico. A informação sobre o decreto de Bolsonaro foi dada durante uma das “notas secas” –isto é, quando o apresentador apenas dá as informações sem o recursos de imagens.

“A Secretaria Geral da Presidência da República divulgou nota agora à noite informando que o presidente Jair Bolsonaro editou decreto renovando a concessão da TV Globo por mais de 15 anos no Rio de Janeiro, em São Paulo, Minas Gerais, no Distrito Federal e em Pernambuco”, explicou a jornalista.

“Segundo a secretaria, o processo de renovação seguiu os ritos previstos no decreto que regulamenta os serviços de radiodifusão, que contém uma série de requisitos que devem ser cumpridos pelos interessados”, acrescentou Ana Paula.

“Foram renovadas também as concessões da TV Bandeirantes, em Minas Gerais, e da Record, em São Paulo. De acordo com o artigo 223, da Constituição, os processos serão agora enviados por mensagem presidencial ao Congresso Nacional para análise e deliberação”, concluiu ela.

 

 

Com informações de Notícias da TV