Em Natal, Ministro da Saúde entrega ambulâncias à Prefeitura e participa de lançamento de programa de caderneta vacinal

A Prefeitura do Natal e a Secretaria Municipal de Saúde receberam sete ambulâncias para o SAMU Natal, doadas pelo Ministério da Saúde, na tarde desta quinta-feira (15). A entrega das chaves aconteceu no estacionamento do Shopping Via Direta. No mesmo local, também foi lançado o programa de Atualização da Caderneta Vacinal com o objetivo de manter em dia as vacinas da infância. As duas solenidades contaram com a presença do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

 

As viaturas são do tipo D, Ambulância de Suporte Avançado, veículo destinado ao atendimento e transporte de pacientes de alto risco em emergências pré-hospitalares e/ou de transporte inter-hospitalar que necessitam de cuidados médicos intensivos. Os veículos devem contar com os equipamentos médicos necessários para esta função.

“Desde 2011 não havia renovação da frota de ambulâncias do SAMU  e nós estamos fazendo isso. Serão entregues 500 em todo o País. Natal foi contemplada com sete. O infarto é a doença que mais mata no Brasil. A meta é reduzir essas mortes com o fortalecimento do SAMU” disse o ministro Marcelo Queiroga.

O prefeito Álvaro Dias frisou que os novos veículos irão reforçar a frota do Servico de Atendimento Móvel em Natal. “Essas ambulâncias vão recompor a frota. Obrigado, ministro, pelo apoio”, disse o prefeito, em agradecimento.

Caderneta Vacinal

Dentro da agenda do ministro em Natal também ocorreu o lançamento do Programa de Atualização da Caderneta Vacinal. A solenidade ocorreu no estacionamento do Shopping Via Direta, onde existe uma sala de vacina do Município.

“Nossa meta é vacinar 95% das crianças contra a pólio. Levem as crianças para tomar a vacina. Assumam esse compromisso com elas.  E tomem a dose de reforço contra a covid-19. Ela evita a internação e os óbitos. Nesse caso, a meta é a vacinação de reforço”, disse Queiroga em forma de apelo.

O secretário de Saúde de Natal, George Antunes, reforçou o apelo. “A prefeitura tem envidado esforços como a Busca Ativa [para a imunizacão]. Nós precisamos contar com o apoio da população, que é o ponto mais importante. Peço que cada um seja multiplicador desse processo. Temos 11 imunizantes disponíveis para prevenir doenças que causam danos irreversíveis”, disse George Antunes.

O objetivo do programa é convocar pais e responsáveis para a atualização da Caderneta de Vacinação de crianças e adolescentes. Com a ação, espera-se avançar na ampliação da cobertura vacinal, mantendo o país livre da poliomielite e protegendo a população de doenças imunopreveníveis.

A SMS Natal disponibiliza na sala de vacina do Via Direta, as vacinas contra a Poliomielite VIP e VOP;  Meningocócica ACWY e C (meningite); Covid -19; Influenza; HPV; Tríplice Viral; Febre Amarela; Varicela e Pentavalente, que estarão disponíveis para a população alvo.

 

TN