‘PEC da Transição é uma arapuca política com desdobramento fiscal’, diz José Serra

Foto: Divulgação

O senador José Serra (PSDB-SP) diz que o novo governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva está entrando em uma “arapuca” política com desdobramentos fiscais. Autor de uma PEC que também trata sobre gastos, o senador tucano acredita que a proposta do presidente eleito não será aprovada na íntegra e terá modificações. “Demoraram semanas para protocolar um texto que será muito modificado e estão escolhendo caminhos que não resolvem o problema”.

Serra protocolou uma PEC que estabelece um novo regime fiscal, com o fim do teto de gastos – a regra que limita o crescimento das despesas do governo à variação da inflação. O texto já tramita no Senado, com as assinaturas suficientes. O parlamentar propõe que a nova âncora fiscal do País seja o limite de endividamento. Além disso o texto permite que o governo edite créditos extraordinários de até R$ 100 bilhões para reforçar o caixa de programas de transferência de renda, como o Bolsa Família.

Com a preferência governista e de boa parte dos parlamentares pela PEC da Transição, o senador vê riscos no andamento da proposta e nos reflexos para o país.

Tribuna do Norte