Turismo brasileiro já gerou mais de 234 mil empregos em 2022

O turismo nacional continua impulsionando a geração de vagas de emprego no setor de serviços. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), de janeiro a outubro, o segmento foi responsável pela criação de 234 mil novos postos de trabalho em todo o país.

No geral, as áreas de alojamento e de alimentação – que contemplam os meios de hospedagens, bares e restaurantes – foram as que mais contrataram no período. Do ponto de vista regional, os destaques foram para o Sudeste e para o Sul, que contabilizaram aproximadamente 10,7 e 4,2 mil empregos formais, respectivamente.

Apenas no mês de outubro foram realizadas mais de 21,2 mil novas contratações nas cadeias econômicas do turismo. O total representa quase 25% do máximo de postos de trabalho criados no setor de serviços, que teve uma saldo positivo de cerca de 91,2 mil vagas formais, registrando um ótimo desempenho.

De acordo com o Ministério do Turismo, nos primeiros nove anos deste ano, o setor faturou R$ 147 bilhões, representando um aumento de 32% frente a 2021. O crescimento, geralmente, é puxado pelo transporte aéreo, refletindo o aquecimento na demanda dos segmentos de turismo de lazer e corporativo.

Fonte: SBT News