Mossoró e a força que vem do campo

Um censo realizado pelo Programa Mossoró Rural começa a ter seus primeiros dados revelados. A população rural de Mossoró é de 30.132 pessoas – e estão distribuídas em 8.370 famílias. Isso quer dizer que em 2022, na zona rural de Mossoró as famílias tem em média 3,6 pessoas.

Quando comparada com a projeção da população feita pelo IBGE para a cidade de Mossoró, a zona rural ainda é pouco habitada – eles representam cerca de 10% da população da cidade.

Os pesquisadores visitaram 118 comunidades dos mais variados tamanhos. A menor delas foi ‘Estreito’ que conta com duas famílias e sete habitantes ao todo.

A maior comunidade é a Maisa – com 3.600 habitantes distribuídos em 1.000 famílias. A comunidade sozinha é maior do que 24 cidades do estado, teria 0,1% da população total do estado.

Durante a coleta, foram aplicados dois tipos de formulários: o simples e o completo. A ideia é ter um perfil detalhados desta parte da cidade para melhorar políticas públicas. Com a realização deste censo se descobriu que muitos dados que eram usados estavam desatualizados.

“[Estes dados] ajudam na organização do trabalho na zona rural, tendo conhecimento socioeconomico dos moradores, traçando metas que melhoram a aplicação da verba pública de acordo com a realidade de cada região”, afirmou Ney Maranhão coordenador do levantamento.

Estes são apenas os primeiros dados do Censo Rural 2022. As informações mais importantes estão sendo calculadas por uma equipe da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Na próxima divulgação, já será possível saber quantas destas pessoas são mulheres, quantas são crianças, o que se produz naquela comunidade, entre outros dados coletados.