Primeiro passo: Seleção Brasileira inicia treinos em Turim

Começou oficialmente a preparação da seleção brasileira para a Copa do Mundo do Catar. O período de treinos em Turim, na Itália, foi aberto na tarde desta segunda-feira, com uma atividade rápida no CT da Juventus ainda sem todos os atletas à disposição.

O zagueiro Marquinhos e o atacante Neymar tiveram um problema em voo fretado de Paris para Turim e se apresentaram com atraso. Por isso, a dupla do Paris Saint-Germain perdeu o primeiro treino em solo italiano. Eles chegaram ao CT da Juventus quando a atividade já havia começado.

Por outro lado, Antony se recuperou de lesão que o tirou dos últimos cinco jogos do Manchester United e foi a campo. Com a chegada de Marquinhos e Neymar, o técnico Tite tem todos os 26 atletas convocados à sua disposição. Mas somente 14 jogadores participaram da atividade em campo nesta segunda-feira.

Além dos três goleiros – Alisson, Ederson e Weverton -, estiveram no gramado: Alex Sandro, Alex Telles, Antony, Daniel Alves, Éder Militão, Everton Ribeiro, Fred, Pedro, Raphinha, Rodrygo e Vinicius Junior.
Os outros 12 jogadores fizeram exercícios na parte interna do CT, como parte do trabalho regenerativo, porque haviam atuado no fim de semana pelos seus clubes. O trabalho teve belos gols de Raphinha e Vinicius Junior e foi encerrado depois de pouco mais de uma hora e meia de duração.
O Brasil faz mais oito treinamentos em Turim até sábado, dia 19, quando embarcará para Doha, capital do Catar, onde será a última delegação a chegar ao país-sede do Mundial. A estreia contra a Sérvia está marcada para o dia 24, às 16h (de Brasília), 22h no horário local. A seleção integra o Grupo G, que também conta com Camarões e Suíça. A Copa tem início no dia 20, próximo domingo.
Sérvia
O técnico da Sérvia, Dragan Stojkovic, mostrou otimismo nesta segunda-feira, em entrevista coletiva, ao falar sobre a presença dos atacantes Mitrovic e Vlahovic contra o Brasil. “Acredito que eles estarão prontos, e estamos trabalhando nessa direção”, afirmou.
Vlahovic, um dos principais nomes do elenco, sofreu uma lesão na virilha em partida pela Juventus (derrota por 4 a 3 para o Benfica, pela Liga dos Campeões da Europa) e não atua desde 25 de outubro. Mitrovic sofreu uma lesão no pé no dia 29 de outubro no duelo do Fulham contra o Everton, pelo Campeonato Inglês.
A Sérvia se apresenou na cidade de Stara Pazova ontem. Hoje, viaja para Manama, capital do Bahrein, para a reta final da preparação para a Copa do Mundo. Na sexta, joga o último amistoso preparatório, contra a seleção local, e no sábado viaja para o Catar.
Números
160 milhões de euros é o valor de mercado do atacante francês, o jogador mais valorizado da Copa do Mundo do Catar, segundo a Transfermarket.
120 milhões de euros é o valor de marcado do atacante brasileiro Vinícius Júnior, o segundo mais valorizado da Copa. Ele é o único do Brasil entre os 10.
Argentina
Torcedor invade treino no Catar
 
Nesta segunda-feira (14), em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, a seleção da Argentina realizou o primeiro treino de preparação para a Copa do Mundo. Com a presença de Messi e companhia, mais de 15 mil torcedores estiveram no estádio Al Nayhan e teve ainda uma invasão ao gramado. Dois torcedores desceram das arquibancadas e saíram correndo para tentar alcançar os jogadores, que estavam participando de uma sessão de bobinho. Os seguranças presentes no local conseguiram conter antes de chegarem perto dos atletas. Até os treinos argentinos estão na TV.
Música
Zeca Pagodinho lança novo hit
 
Zeca Pagodinho está de volta a cena musical no período da Copa do Mundo. Depois da icônica música “Deixa a vida me levar” ser eternizada na campanha do penta, em 2002, o sambista, ao lado de Tierry e Bárbara Labres, produziu a versão brasileira do grande sucesso “Waka Waka”, gravada por Shakira em 2010, no Mundial da África do Sul. Denominada como “Waka Brahma”, a música traz uma mistura de samba, funk, piseiro e sertanejo/arrocha, que promete viralizar durante a Copa do Mundo no Qatar. O hit foi produzido em parceria com uma cervejaria.
Aábia Saudita
Doping: Atacante é cortado do time
 
O atacante Fahad Al-Muwallad, de 28 anos, foi retirado da lista dos 26 atletas da Arábia Saudita para a Copa do Mundo no Qatar. Segundo a federação do país, a medida foi tomada por precaução após atleta testar positivo em exame antidoping no mês de fevereiro com a substância Furosemida. Para o lugar do jogador, os Falcões Verdes inscreveram o atacante Nawaf al Abed, de 32 anos, que joga pelo Al Shabab (SAU). Anteriormente, Al-Muwallad foi punido por 18 meses, em maio, pelo Comitê Antidopagem da Arábia Saudita.