Dia Mundial do Diabetes: profissionais reforçam importância de exercícios

O diabetes é uma doença metabólica complexa, crônica e ainda sem cura, caracterizada por um desequilíbrio no metabolismo da insulina e pelo nível anormal elevado da glicose sanguínea, tem como principais fatores para o seu desenvolvimento a hereditariedade, a obesidade, hábitos alimentares, estresse e sedentarismo. De acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 15 milhões de pessoas vivem com diabetes, e quase 7 milhões de mortes anualmente em decorrência da doença.

Um estilo de vida saudável é de grande impacto na prevenção e controle do diabetes, em especial por meio de uma alimentação adequada e pela prática do exercício físico regular, que aumenta a captação de glicose mediada pela insulina nas células musculares e consequentemente melhora a sensibilidade da insulina no organismo.

Para a endocrinologista Raíssa Castro, a recomendação é incluir ao menos 150 minutos de atividade física por semana, pois o exercício físico é capaz de melhorar muito a resistência à insulina, facilitando a ação desta no organismo e, fazendo com que o açúcar do sangue naturalmente se regule.

“Colocar atividades físicas no dia a dia também prevenirá complicações crônicas, proporcionará bem-estar, alívio do stress, perda de peso, prevenção de quedas e fortalecimento dos músculos. Por essas razões, o exercício deve ser incentivado como parte fundamental da prevenção e do tratamento”, aponta Raíssa.

De acordo com Mylena Melo, profissional de Educação Física, o exercício para quem já é diabético ajuda também na diminuição das doses de insulina injetável. “O interessante é que essas pessoas tenham um acompanhamento de um profissional de educação física para serem orientadas da forma mais adequada, também para observar possíveis quedas de glicose bruscas, ou picos de hiperglicemia”, esclarece a profissional de educação física.

 

Ponta Negra News