Após suspensão de atendimentos em Pajuçara, mães de pacientes reclamam de lotação na pediatria da UPA Potengi em Natal

Foto: Reprodução

Imagens gravadas por celular no último fim de semana mostram muita gente aguardando por atendimento pediátrico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Potengi, no conjunto Santa Catarina, na Zona Norte de Natal.

Segundo funcionários, desde o início de novembro o atendimento de emergência no local aumentou, principalmente por causa do fechamento da pediatria na UPA do Pajuçara, que também fica na Zona Norte da capital potiguar. “Ele está com pedra nos rins e suspeita de apendicite. São mães esperando, mães reclamando, muitas mães comprando medicamentos caros para vir dar aqui, porque a UPA não tem”, diz

As mães de pacientes e servidores também relatam falta de pessoal e de equipamentos. Uma pessoa que trabalha na unidade e pediu para não ser identificada relatou problemas enfrentados pela UPA e que se agravaram com a lotação. “Na verdade, a pediatria só conta com um monitor, que é o da estabilização. A gente tem um ventilador, tem uma incubadora. Tudo é unitário. Se chegar duas urgências a gente não tem como dar suporte às duas”, afirma.

Segundo os servidores, a UPA atendia cerca de 50 crianças por fim de semana. No entanto, no último fim de semana esse número mais que dobrou. Mais de 105 crianças foram atendidas no local. A Secretaria Municipal de Saúde de Natal foi questionada sobre medidas que estão sendo analisadas para desafogar o serviço, porém não deu resposta sobre o assunto até a última atualização desta matéria.

G1 RN