Após conduta suspeita com presos transexuais, policiais penais do RN respondem a Processo Administrativo Disciplinar

Nesta terça-feira (8), a Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP) emitiu uma nota à imprensa na qual informa que está apurando a conduta de quatro policiais penais que, às 21h04 do dia 3 de novembro, retiraram da cela de vulneráveis da Cadeia Pública de Ceará-Mirim dois internos transexuais e, por 40 minutos, permaneceram trancados numa sala.

 

Um dos policiais que estava de serviço foi identificado, mas na ocasião não usava o uniforme, vestia bermuda, camisetas e chinelo, como é possível identificar na imagem. O caso foi filmado pela câmeras de vigilância e, desde então, foram registrados vários contatos desse policial penal com presos transexuais. Nos 40 minutos na sala, dois policiais penais de plantão tentaram entrar no local, mas a porta permaneceu trancada.

 

Hoje (8), por volta das 9h, o policial penal, não estando de serviço, retirou os mesmos dois internos transexuais da cela e, sem autorização superior e descumprindo os procedimentos de segurança, colocou-os numa viatura da SEAP e os levou para fora da unidade prisional. O servidor já responde a processo por abandono de posto em 23 de maio deste ano.
A SEAP informa que já determinou a instauração de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) na Corregedoria da instituição com amplo direito a defesa e ao contraditório dos envolvidos.
Tribuna do Norte