Copa do Mundo: Tite anuncia nesta segunda (7) os 26 jogadores convocados

A convocação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo ocorre nesta segunda-feira (7/11), às 13h, na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. O técnico Tite irá anunciar os 26 jogadores selecionados para a disputa da competição, que terá início em 20 de novembro.

Alguns dos 55 nomes enviados por Tite à Fifa da pré-lista de convocados da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo acabaram vazando no decorrer desta semana. Nomes de Flamengo, RB Bragantino  e Fluminense estão na relação.

Embora Tite já tenha firmado boa parte da equipe que deve disputar o Mundial, durante as Eliminatórias e os últimos amistosos, ainda há certas dúvidas em relação à zaga, por exemplo. Léo Ortiz, que foi cotado como reforço pelo Flamengo no início da temporada, teve o nome citado dentre os 55 enviados à Federação Internacional de Futebol. Mesmo sem nenhuma partida pela Seleção Brasileira, ele foi convocado no lugar de Felipe, do Atlético de Madrid (ESP), no ano passado, para a Copa América.

Depois de decidir novamente uma final e fazer um gol na conquista da terceira Libertadores do Rubro-Negro, Gabigol pode ser um dos escolhidos por Tite para viajar ao Catar. A boa fase do Flamengo pode levar não só o camisa 9, como atletas importantes de outras posições.

Surpreendente nas finalizações, Pedro já foi assunto em coletivas de Tite. Questionado sobre a possibilidade de levar o ex-Fluminense à Copa, o treinador afirmou que ele tem “característica muito especial”.

Ainda na visão do técnico da Seleção, Pedro é um atleta completo que está na concorrência pela vaga. O centroavante foi convocado para os dois últimos jogos do Brasil e marcou contra a Tunísia, na goleada de 5 a 1. Ele é novo praticamente certo entre os 26 da lista final a ser anunciada em 7 de novembro.

Éverton Ribeiro, que tem contrato com o time carioca até o fim de 2023, já foi chamado algumas vezes por Tite. Considerado um dos melhores em sua posição no Brasil, ele também ajudou o time a se sagrar campeão no último sábado (29). Com grandes expectativas para ser convocado, ele tem números que o destacam no Flamengo. Ao longo de 286 partidas, fez 38 gols e deu 58 assistências.

Aos 37 anos, o lateral-esquerdo Filipe Luís está presente na pré-lista de Tite, no entanto, na última semana, foi comentada a possibilidade de ele ir à Copa integrando a comissão técnica.

Santos, goleiro que está ocupando o lugar de Diego Alves e Hugo Souza conquistou a confiança dos torcedores flamenguistas e passou a atuar em jogos importantes do time. Não demorou para que fosse também convocado por Tite nessa fase de testes para o Mundial feita pelo treinador. Agora, já carimbou seu nome dentre os pré-convocados.

Após quase um ano se recuperando de uma lesão grave no joelho, Lucas Veríssimo mantém as esperanças de ser chamado para o Mundial. Assim que foi liberado para voltar aos gramados, ele pediu para jogar no segundo time do Benfica – POR. Atendido pelo técnico alemão Roger Schmidt, o jogador pretendia voltar ao ritmo de jogo e ainda não foi descartado por Tite.

Após seu nome estar dentre os 55 da pré-lista, Nino foi elogiado pelo técnico Diniz. “O Nino é um jogador que tem um histórico vencedor na Seleção e a chegada ao Fluminense mudou a história dele no futebol”, disse o treinador.

Destaque do tricolor carioca, o meia André de 21 anos se destacou na posição e ofuscou nomes como Danilo, do Palmeiras e João Gomes, do Flamengo. Em números coletados pela plataforma estatísticas SofaScore, o jogador teve destaque em diversos quesitos como bolas recuperadas, acerto no passe, acerto no passe longo, acerto no drible e duelos ganhos.

História
Na história dos mundiais, algumas equipes ficaram marcadas por ceder uma grande quantidade de atletas para a seleção brasileira. Apesar do grande número de brasileiros atuando em equipes do exterior, são os times nacionais que dominam a lista dos mais chamados para a Copa – e o Sambafoot compilou aqueles que estão na liderança.

No momento, o Botafogo é o líder do ranking, com 47 convocações desde 1930, quando a Fifa passou a organizar a Copa do Mundo. Contudo, o último jogador do Glorioso que esteve em um mundial foi o goleiro Jefferson, em 2014. Para 2022, nenhum atleta da equipe carioca é esperado na lista definitiva de Tite.

Com um jogador a menos, 46, o São Paulo é o vice-líder do ranking. Os últimos chamados para uma Copa atuando pelo Tricolor Paulista foram Rogério Ceni e Mineiro, no ano de 2006. O Vasco, com 35 representantes, completa o pódio de convocados.

Dessa forma, o top 10 é todo preenchido por clubes brasileiros. No entanto, após o anúncio dos convocados, uma equipe estrangeira deve virar intrusa nessa contagem: o Real Madrid, da Espanha, que atualmente soma dez jogadores convocados, deve passar o Cruzeiro, que ocupa o 11º lugar, devido à presença quase certa de Vinícius Junior e Eder Militão na lista de Tite. Além deles, Rodrygo também tem boas possibilidades de ser lembrado pelo técnico.

Essa entrada de times de fora do Brasil na contagem ocorre devido ao crescimento da migração de atletas brasileiros para o exterior nos últimos 30 anos, por causa da Lei Bosman, que facilitou o acesso de jogadores estrangeiros aos clubes europeus nos anos 1990.

Tanto é que, em 1986, foram chamados 20 jogadores de times brasileiros e apenas 2 que estavam no estrangeiro – em 1990, o cenário começou a inverter, com 12 jogadores atuando no exterior e 10 no Brasil.

Assim, a Copa do Mundo no Catar será, muito provavelmente, a quinta seguida em que o Brasil tem menos de cinco jogadores atuando nacionalmente. Até o momento, todas as vezes em que o Brasil ganhou, a Seleção tinha mais convocados jogando dentro do país – caso o hexa seja conquistado este ano, este será um novo marco.